Algumas das alterações
da fala são:
“Alterações psicopatológicas e neuro sensoriais: logorréia / mutismo; deficits de compreensão verbal - descodificação da fala (autismo; Foco temporal EEG) Déficites de compreensão escrita - compatíveis
com grau de alfabetização - uso gramatical - aprendizagem de idiomas, linguagem de sinais
Alterações semânticas tipo psicóticas – conteúdo de delírio); incapacidades p/ uso de metáforas ; mussitação - fala sussurrada e sons; cantos; estereotipias; verbigeração; afonias.
Alterações sintáticas (afasia de compreensão –
afasia de Wernike/ demências); incapacidade p/ uso de conceitos básicos = deficiência mental (sem aquisição) incapacidade p/ uso de conceitos concreto/abstratos & amnésia = demências (perda) lapsos repetidos - tics; coprolalia (deficiência mental e demências) repetição anormal (resistente à lógica) = distingue-se de Distúrbios Obsessivo Compulsivos e perversões
por relação de contexto e assocação com outros sintomas
Anosognomia - desintegração semântica (afetivo)
Demência abúlica
Dislexia - Alterações do campo visual (Lobos Temporo ocipital)
Psicoses
Deficiência Mental
Identificam-se alterações no processo de aquisição, no autismo (ritmos de canto - sons longos substituem o balbucio; início aos 12 anos) atraso (de 2, 3 anos na deficiência mental moderada), a língua hipotónica, frequente na Síndrome de Down concorre com alterações de fala. Distúrbios específicos da fala como dislalia; ecolalia, tartamudez (gagueira) galicismo, inversão/troca fonemas; afonia; estão relacionados sobretudo com ansiedade e distúbio de conduta / socialização. A perda do ritmo da fala é sinal antecedente de ataque AVC e outros danos cerebrais. Afasias de expressão; disartrias são sequelas comuns a lesão parietal - pré - frontal (Zona de Broca)
Falar envolve uma coordenação altamente complexa e hábil de processar e requerimentos do banco de dados armazenados na memória. Oradores têm
que planejar o que dizer e temporariamente armazenar
os planos prontos até os executar como palavras, frases, e orações. A qualquer imediato, os indivíduos podem estar planejando o que dizer logo enquanto executando o que foi planejado momentos mais cedo simultaneamente. Daneman (1991) assinala que a capacidade de funcionamento da memória é uma fonte importante de diferenças individuais em fluência verbal. Ela descobriu que uma medida construída para quantificar o processo e armazenamento funciona da memória durante a execução de uma oração (SSP - Speaking Span Test, Teste de Extensão da fala) correlatou estas com medidas de fluência verbal (por exemplo, número de palavras faladas por minuto).
Alterações acima diagnosticam: Afasias: afasia amnésica - evocação; afasia temporal completa; A temporo - occipital (Wernike) - leitura, compreensão sintática; A. temporo - parietal decodificação auditiva;”
Se ocorrerem alterações do hemisfério direito:
Os lobos Parietal - Temporal – Occipital são os afectados e a coordenação viso – motora, destreza visual motora, rapidez, exactidão da atenção visual, percepção espaço temporal, localização, visualização espacial, ritmo e inteligência corporal cinestésica são afectados o que não contribui para a execução da função cognitiva linguagem porque o nosso cérebro tem de ser visto como um todo e para isso, por vezes, não
se pode encarar a avaliação de determinadas funções cognitivas de uma forma isolada, mas sim de uma forma contextualizada com a zona da lesão (operacionalidade e ligações da zona cerebral).
More summaries about the Métodos da Neuropsicologia (II)